CUIDE DE SUAS UNHAS ,MICOSE TRATAMENTO MEDICO

Cuide de suas unhas ,

 As unhas

As UnhasAs unhas são estruturas compostas por queratina, principal proteína da unha e da pele, presentes na ponta dos dedos dos humanos e da maioria dos primatas e outros mamíferos. São compostas por lâmina ungueal, matriz ungueal e leito ungueal.

A matriz é responsável pela produção da lâmina ungueal (a parte dura da unha). O leito ungueal é a parte da pele que está abaixo da lâmina, que contém vasos sanguíneos e nervos.


As unhas têm várias funções. A principal é a de proteger o tecido da ponta dos dedos, tanto das mãos como dos pés, aumentar a precisão de movimentos delicados, além de poderem refletir doenças e condições graves cutâneas, ou mesmo doenças internas, através de suas alterações.


Unhas amareladas, grossas e quebradiças podem ser um sinal de micose de unha.




 • O que é micose de unha

A micose de unha é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, pouco freqüente, em crianças.

São fatores predisponentes ao desenvolvimento da micose de unha: clima quente e úmido, histórico familiar, aumento da idade, traumas nas unhas, diabetes, entre outros.


A incidência é maior nos pés, devido ao ambiente ser mais úmido e quente, decorrente de uso freqüente de sapatos, crescimento mais lento das unhas dos pés do que das mãos, possibilidade de traumas causados por calçados apertados ou pisões, por exemplo.


A micose de unha não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.


Algumas complicações que podem aparecer se a micose de unha não for devidamente tratada:


- Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;


- Reaparecimento de micoses na pele do pé (como o pé-de-atleta, "frieiras"), após já terem sido tratadas;


- Aparecimento de infecções bacterianas;


- Contágio de outras pessoas.


O que são fungos?


De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.


Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos podem se reproduzir e desencadear a infecção.


Como os fungos entram nas unhas?


Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que a micose se desenvolva. A umidade é fator fundamental, pois com ela a queratina fica mais macia e facilita a entrada e desenvolvimento dos fungos.


Existem situações que propiciam o desenvolvimento de fungos. Períodos de baixa imunidade, estresse, imunodeficiências, ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.




 • Como identificar

Observando qualquer alteração na coloração (amarelada, esbranquiçada), na espessura ou formato de suas unhas, procure um médico ou farmacêutico. Quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido suas unhas voltarão a crescer bonitas e saudáveis.



 • Qual é o médico especialista no assunto?

Para diagnosticar corretamente a doença e o tratamento adequado, o ideal é procurar um dermatologista, ele é o profissional mais indicado.

Farmacêuticos e podólogos também são fontes de informação. Estes profissionais podem ajudar a diagnosticar a doença, mas sempre, o mais indicado é procurar um médico.


Outras doenças também podem causar alteração nas unhas, por isso, a importância do diagnóstico correto, para que o tratamento mais adequado seja instituído.




 • Formas de contágio

Quem pode pegar Micose de Unha?

Todas as pessoas podem pegar micose de unha, contudo há pessoas com maior tendência para sofrer da infecção:


• Quem usa piscinas e/ou balneários públicos;


• Os praticantes de esportes e as pessoas mais idosas;


• Os que têm pé-de-atleta (frieira – micose superficial da pele do pé);


• Mulheres, devido ao uso de sapatos apertados, bico fino, salto alto;


• Profissionais de limpeza e jardinagem; pois estão em contato constante com água e terra;


• Quem tem problemas como a diabetes, doenças cardiovasculares e imunodeficiências, etc.

A micose de unha normalmente surge por exposição direta aos microorganismos. Usualmente as unhas entram em contato direto com o fungo ou são invadidas por contágio pela infecção (pé-de-atleta).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADINHO NAS POSTAGENS DIGA SE GOSTOU OU NAO E MUITO IMPORTANTE ,VISITE NOSSAS REDES E SIGA NOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo